Quem somos

O Paralelo é uma iniciativa de jornalismo independente que acredita no potencial transformador de um jornalismo pautado na defesa dos direitos humanos e na educação para a cidadania.

Paralelo porque surgimos como mais uma opção entre a mídia tradicional e as novas iniciativas de jornalismo independente em Joinville em um momento em que a prática jornalística busca se reinventar. Porque acreditamos em um trabalho em conjunto para levar a você diversos olhares, que às vezes podem passar despercebidos, sobre o que ocorre no lugar em que vive.

O Paralelo é uma iniciativa que acaba de nascer e ainda procura a melhor forma de dar os primeiros passos. Por isso, não publicaremos notícias factuais, ou seja, aquele acidente que aconteceu ontem na sua rua. Em vez disso, por exemplo, estaremos de olho nos motivos que causam um grande número de acidentes em determinada via da cidade, com informação que permita refletir sobre por que isso acontece.

Nossa proposta é oferecer um conteúdo que possa aprofundar o debate sobre o que faz parte da vida de quem mora em Joinville, seja na política, esporte, cultura ou segurança e, inicialmente, faremos isso com a publicação de duas reportagens semanais.

Se você acredita nesta iniciativa, contribua com o Paralelo nesta empreitada. Mais do que doações, aceitamos o seu apoio com denúncias, sugestões e críticas. Acreditamos que o diálogo com a comunidade é o primeiro passo para um jornalismo crítico. Participe.

Idealizadoras

Adrieli Evarini – Formada pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, foi repórter do jornal Notícias do Dia. Repórter com foco em direitos humanos, também atua como freelancer e colaboradora da Ponte Jornalismo.

Juliane Guerreiro – Nascida em Joinville, é jornalista formada pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc. Atuou como repórter no jornal Notícias do Dia e, atualmente, trabalha como freelancer.